sexta-feira, 18 de abril de 2025

PALADIN ― Charge [1972]

Artista: PALADIN
País: Reino Unido
Gêneros: Psychedelic Rock, Jazz-Rock, Eclectic Prog, Heavy Prog
Álbum: Charge
Ano: 1972
Duração: 40:42

PALADIN foi uma banda britânica de Rock fundada em 1970 em Gloucestershire pelo multi-instrumentista de formação erudita Peter Solley e pelo baterista de Jazz Keith Webb, ambos ex-membros da TERRY REID BAND. Solley e Webb (ainda integrando a TERRY REID BAND) tinham excursionado com os ROLLING STONES como músicos de apoio, até que decidiram liberar sua própria criatividade formando uma banda. Com a adição do ex-baixista do WORLD OF OZ, Peter Beckett, o tecladista do GLASS MENAGERIE/GRISBY DYKE, Lou Stonebridge, e o guitarrista do GRISBY DYKE, Derek Floey, estava formado o PALADIN

Ao invés de gravar uma demo tape, a banda convidou pessoas da indústria fonográfica para assisti-los nos ensaios (que aconteciam numa sede de fazenda, a Slowwe House, em Arlingham, Gloucestershire - uma enorme construção antiga na qual eles estavam vivendo).

Com uma boa mistura de Rock, Blues, Soul, Jazz e Música Latina, e a utilização de dois tecladistas (Solley e Stonebridge) a banda produzia um som único. No final de 1970, após uma série de apresentações em Londres, finalmente foram notados pelo então novo selo Bronze Records com o qual assinaram contrato para a produção de um álbum.

Em 08 de janeiro de 1971, a banda entra no Olympic Studios em Londres para gravar seu primeiro álbum homônimo, produzido por Philamore Lincoln (partes do disco também foram gravadas no Island Studios, também em Londres). Quase tudo foi gravado ao vivo no estúdio, com mínimos overdubs.

Apesar do fraco desempenho de seu álbum de estréia, a banda foi autorizada a gravar um segundo álbum. "Charge!", produzido por Philamore Lincoln, com engenharia de Geoff Emerick no Apple Studios foi lançado em 1972, e apresenta uma notável arte de capa por Roger Dean, que infelizmente não ajudou nas vendas.

Trazendo algumas faixas de destaque. "Charge!" abre com "Give Me Your Hand", que dá o tom, soando um pouco como URIAH HEEP, com órgão e guitarra ricos acompanhando um vocal forte em uma bela peça de Hard Rock melódico. Em certo ponto essa ótima abertura transforma-se em uma jam solta lembrando algumas obras do TRAFFIC. "Well We Might" é um Boogie Rock com toques de Glam. "Get On Together" é um ousado instrumental Funky, com um trabalho de Hammond de tirar o fôlego do organista Pete Solley. "Anyway" segue uma linha repleta de influências do Prog Rock, com excelentes arranjos orquestrais. "Good Lord" é um Rock suave, mas ainda animado, no estilo Allman Brothers, no qual o guitarrista Derek Foley se destaca, embora o vocalista Lou Stonebridge domine o meio da música com um delicioso solo de piano elétrico carregado de eco! As últimas faixas do álbum, "Mix Your Mind with the Moonbeams" e "Watching the World Pass By", têm excelentes arranjos Progressivos e estão entre as melhores do álbum. A maravilhosamente atmosférica "Mix your mind with the moonbeams", apresenta vocais multi-faixa e letras psicodélicas que são puro início dos anos 70. A faixa é inundada por camadas de teclado e guitarras vibrantes. Em seus quase 10 minutos, "Watching The World Pass By", apresenta uma verdadeira mistura de estilos. Ela começa com um solo tranquilo de gaita de Stonebridge, antes de irromper em uma extravagância Boogie. Por volta dos 4 minutos, nos lançamos em uma dança de celeiro, antes de Foley voltar com um solo de guitarra soberbo e de longa duração levando o álbum à sua conclusão climática.

Logo após o lançamento de "Charge!", Stonebridge e Foley saíram, e a banda recrutou o guitarrista/vocalista Joe Jammer para substituí-los. O grupo finalmente se desfez perto do final de 1972. Solley iria tocar em diversas outra bandas (inclusive com Eric Clapton, WHITESNAKE e PROCOL HARUM) e atuar como produtor (para Peter Frampton, por exemplo). Keith Webb teve um clube em Stafford por onde passou muita gente famosa (incluindo o DIRE STRAITS do início). Ele também tocou com diversos grandes nomes e depois migrou para a Espanha. Lou Stonebridge tocou com McGuinness Flint e depois com David Byron (ex-URIAH HEEP). Peter Beckett mudou-se para os EUA, fundou a banda PLAYER, virou vocalista e teve um hit nº. 1 com "Baby Come Back". Derek Foley tocou com Graham Bond e formou a SNAFU (com o guitarrista Micky Moody). A banda durante sua vida, gravou também versões das canções presentes em seus dois único álbuns vertidas mais para um Jazz-Rock. Estas gravações ficaram esquecidas por quase 25 anos até o lançamento da compilação "Jazzattack", em 2002.

Faixas:
01. Give Me Your Hand (6:41)
02. Well We Might (5:02)
03. Get One Together (2:35)
04. Anyway (4:14)
05. Good Lord (6:44)
06. Mix Your Mind with the Moonbeams (6:01)
07. Watching the World Pass By (9:25)

Músicos:
- Lou Stonebridge: vocais, piano elétrico, gaita
- Derek Foley: guitarras solo e slide, vocais
- Peter Solley: órgão, piano de cauda, ​​violino
- Peter Beckett: baixo, vocais
- Keith Webb: bateria, percussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário