
Artista: ENYA
País: Irlanda
Gêneros: New Age, Pop, World Music
Álbum: Watermark
Ano: 1988
Lançado em 19 de setembro de 1988 pela gravadora WEA, "Watermark" é o segundo álbum de estúdio da vocalista, compositora e música irlandesa Enya. Depois do lançamento de seu álbum anterior intitulado simplesmente de "Enya" em 1987, a cantora conseguiu um contrato de gravação com a Warner depois de um encontro casual com o presidente Rob Dickins, que havia se convertido em um fanático por sua música. Seu contrato lhe permitia uma considerável liberdade artística com mínima interferência do selo e sem limite dos álbuns.
Enya gravou Watermark em 10 meses com seus colaboradores de toda a vida seu manager, produtor e tecladista Nicky Ryan e sua esposa, a letrista Roma Ryan. Inicialmente foi gravado na Irlanda em forma de demonstração antes de que a produção se mudasse para Londres para voltar a gravá-lo, mixado e masterizado digitalmente. "Watermark" apresenta música de diferentes estilos, mostrando o som de vozes de múltiplos canais de Enya com teclados, instrumentos de percussão e elementos de música celta, ambiental e New-Age, ao que se credita que a sua música se enquadra nesse último gênero.
O álbum recebeu muitas críticas positivas e se converteu em um êxito comercial inesperado, que impulsonou Enya a fama mundial. Alcançou um posto número cinco na lista de albums no Reino Unido. O número vinte e cinco na Billboard 200 nos EUA e alcançou um na Nova Zelândia e Suíça. Foi certificado com platina quádrupla pela Indústria Fonográfica Britânica (BPI) e a Associação Americana de Gravadoras (RIAA) pela venda de 1.2 milhões e 4 milhões de copias no Reino Unido e Estados Unidos, respectivamente. Para promover o disco, Enya embarcou em uma tour promocional que incluiu entrevistas, aparições e apresentações ao vivo. Foi lançado 4 singles do disco, incluído o êxito internacional entre os dez primeiros "Orinoco Flow", que passou três semanas em primero lugar no Reino Unido. "Watermark" voltou a ser publicado em 1989, 1992 e 2009; os dois primeiros contém "Storms in Africa (Part II)", como faixa extra; o último foi um lançamento japonés com um segundo intitulado "Morning Glory".
Faixas:
01 - Watermark - 2:24
02 - Cursum Perficio - 4:06
03 - On Your Shore - 3:59
04 - Storms In Africa - 4:03
05 - Exile - 4:20
06 - Miss Clare Remembers - 1:59
07 - Orinoco Flow - 4:25
08 - Evening Falls... - 3:46
09 - River - 3:10
10 - The Longships - 3:36
11 - Na Laetha Geal M'Óige - 3:54
12 - Storms In Africa II - 2:59
Músicos:
Enya: vocais, teclados, sintetizadores
Davy Spillane: apito grave em "Exile", gaita de fole Uilleann em "Na Laetha Geal M'óige"
Neil Buckley: clarinete em "On Your Shore"
Chris Hughes: rototoms em "Storms in Africa" e "River", tambores africanos em "Storms in Africa"
Nicky Ryan: palmas em "Storms in Africa"
Fontes:
https://ixarano.blogspot.com/2020/10/enya-watermark-1988.html?m=1
https://en.wikipedia.org/wiki/Watermark_(Enya_album)
https://open.spotify.com/album/0NJjvdOd3ULUTvoVFCCFJN?si=carSjYIHSwCXl2X1y4jI5g&utm_source=copy-link
Nenhum comentário:
Postar um comentário