quarta-feira, 10 de setembro de 2025

INDIAN SUMMER ― Indian Summer [1971]

Artista: INDIAN SUMMER
País: Reino Unido
Gêneros: Heavy Prog, Hard Rock
Álbum: Indian Summer
Ano: 1971
Duração: 49:43

Músicos:
• Bob Jackson: Teclados e líder vocal
• Colin Williams: Guitarras e vocais
• Malcolm Harker: Baixo, vibrafone e vocais
• Paul Hooper: Bateria, percussão e vocais

Formada em 1969 e oriunda da cidade de Birminghan, a INDAN SUMMER foi uma banda que lançou um álbum autointitulado do tipo "one-shot" (uma expressão britânica em música para classificar artistas que lançam um único disco ou um único single de sucesso). O disco foi lançado originalmente pela Neon Records, uma subdivisão da RCA, o mesmo rótulo que nos trouxe SPRINGRAW MATERIALTHE RUNNING MAN, e TOUTON MACOUTE.

A banda contava com: Colin Williams (guitarra e vocais), Malcolm Harker (baixo), Bob Jackson (teclados, vocais) e Paul Hooper (bateria). Uma referência importante da INDIAN SUMMER é que seu manager, Jim Simpson, também trabalhou com o BLACK SABBATH no começo de carreira.

A música é típica início dos anos 70, carregada de ritmos diferentes e passagens psicodélicas com ênfase nos teclados dominados pelo órgão Hammond (com algum Mellotron) e guitarras. Os vocais de Bob Jackson são muito bons e têm uma certa selvageria que você pode amar ou odiar. Apesar de bastante pesado musicalmente falando, "Indian Summer" por vezes lembra uma versão mais áspera da banda CARAVAN. As músicas são bem escritas e carregam uma certa atmosfera dark com uma qualidade de som muito original e profissional para sua música.

A faixa de abertura, "God is the Dog" é, obviamente, o protesto da banda contra a religião e, apesar disso, é uma das melhores canções do álbum. "Emotions Of Men" soa muito bem em seu início. Tem uma vibe anos 60. Principalmente órgão, bateria e vocais, embora haja um ótimo solo de guitarra após dois minutos. "Glimpse" é mais do mesmo, traz um ótimo baixo claramente como solos de guitarra após dois minutos e meio. "Half Changed Again" tem bateria e vocais dominando. O órgão substitui os vocais após quatro minutos. "Black Sunshine" é uma daquelas canções que parece ficar ecoando eternamente em nossa mente e possui uma instrumentação belíssima marcante que em algumas vezes lembra os trabalhos iniciais de BIRTH CONTROL. Um verdadeiro êxtase Heavy Prog!. "From The Film of the Same Name" é um instrumental, com bom trabalho de bateria e baixo proeminentes. "Secrets Reflected" é uma faixa descontraída, com vocais contidos, embora se tornem apaixonados posteriormente. "Another Tree Will Grow" apresenta bateria e órgão proeminentes, e os vocais são mais profundos. O final épico confirma que é uma das melhores composições do álbum.

A arte da capa é de Keef, mesmo artista responsável por "Gasoline Alley" de Rod Stewart, o álbum de estréia do BLACK SABBATH, do COLOSSEUM "Valentyne Suite", do CRESSIDA "Asylum", e muitos outros. O lançamento do álbum nos Estados Unidos só viria a ocorrer em 1974, três anos após seu lançamento original do Reino Unido, e nessa época, o selo Neon já havia deixado de existir, assim foi lançado nos EUA na etiqueta padrão RCA / Victor). Foi um dos dois únicos títulos da Neon lançado na América.

Faixas:
01. God Is The Dog – 6:33
02. Emotions of Men – 5:40
03. Glimpse – 6:40
04. Half Changed Again – 6:22
05. Black Sunshine – 5:22
06. From The Film Of The Same Name – 5:48
07. Secrets Reflected – 6:45
08. Another Tree Will Grow - 6:03


Nenhum comentário:

Postar um comentário