quarta-feira, 5 de março de 2025

ARTIGO ESPECIAL: Stoner Rock, o que é ?


Stoner Rock pode gerar alguma discussão sobre sua definição e características, no entanto há alguns elementos que são consenso entre críticos e historiadores do Rock. Trata-se de um gênero musical que combina elementos do Doom Metal, Acid Rock e Rock Psicodélico (esses dois últimos, muito proeminentes na virada da década de 60 para 70, principalmente nos Estados Unidos). É caracterizado por riffs marcantes, andamentos médios, vocais melódicos, utilização de Fuzz (efeito de distorção usado em diversos estilos musicais - e elemento essencial no arsenal de efeitos de muitos músicos, pois transforma o timbre de um instrumento e adiciona emoção à performance) e produção "retrô". 

Origens 
O Stoner Rock surgiu na década de 1990 e as bandas californianas KYUSS e SLEEP foram pioneiras no gênero. Quanto a temática nas letras, geralmente, tratam de temas de natureza/ambiente (deserto, oceano, espaço etc.)

Origens do termo
A expressão "Stoner Rock" pode ser originária do título de uma compilação de 1997, lançada pelo selo holandês Roadrunner Records "Burn One Up! Music for Stoners". Desert Rock é uma expressão igualmente usada para descrever o estilo, e foi cunhado pela gravadora MeteorCity, em 1998. O Sludger Rock é considerado seu principal subgênero; mas ao invés de predominar a atmosfera descontraída e os motivos psicodélicos do Stoner Rock mais tradicional, o Slugde dialoga mais fortemente com o Doom Metal, o Punk Hardcore e o Blues-Rock sulista.

Precursores (décadas de 1960 à primeira metade da década de 1980)
Como a maioria dos subgêneros da música, as origens do Stoner Rock são difíceis de rastrear e identificar. No entanto, vários progenitores conhecidos e canções são amplamente creditados como elementos de estruturação do gênero. A banda BLUE CHEER é considerada uma das pioneiras do estilo. De acordo com o crítico Mark Deming, o primeiro álbum do BUE CHEER, "Vincebus Eruptum", é uma "celebração gloriosa do primitivismo do Rock & Roll, executado através de amplificadores Marshall suficientes para ensurdecer um exército".

Segundo a revista Rolling Stone: "O stoner Rock lentificou e aumentou o volume dos riffs, o persistente legado do Blues do Mississippi. As bandas britânicas LED ZEPPEIN e BLACK SABBATH foram os primeiros a fazer deste legado um monólito". Estas duas bandas, juntas de Jimi Hendrix, são indubitavelmente as maiores referências do Stoner Rock, mas outras influências podem ser rastreadas. O grupo de Rock novaiorquino SIR LOR BALTIMORE também já foi chamados de "os padrinhos do Stoner Rock", assim como a banda LEAF HOUND foi citada por influenciar inúmeras bandas no movimento Stoner Rock, incluindo KYUSS e MONSTER MAGNET. O álbum da banda PRIMEVIL, "Smokin' Bats at Campton's" foi chamado de "pedra angular" de Stoner Rock. Jim DeRogatis acrescenta que as bandas de Rock Stoner buscam inspiração de demais bandas psicodélicas e proto-metálicas como o CREAM, BLACK SABBATH, DEEP PURPLE, Jimi Hendrix, RUSH, MOUNTAIN, URIAH HEEP, UFO, THIN LIZZY, WRITING ON THE WALL, The DOORS RAINBOW, CAPTAIN BEYOND, os primeiros álbuns do JUDAS PRIEST e o BLUE OYSTER CULT. A sonoridade dos primeiros álbuns do ZZ TOP assim como o imaginário mescalero do deserto norte-americano também foram uma grande influencia. De certa forma, a verdadeira existência do Stoner Metal foram o final da década de 1960 e o inicio da década de 1970, sendo o que mais tarde veio se chamar de Stoner Rock, nada mais que um revival ou releitura de todo um subgênero.[carece de fontes]

Desenvolvimento inicial (segunda metade da década de 1980 à primeira metade da década de 1990)
A banda Monster Magnet, surgida em 1989 é talvez a primeira a unir o som tipico do Stoner Rock com o imaginário e a iconografia tipicas do que viria a ser o movimento a partir de seu batismo.[12] Embora o Soundgarden, que lançou seu primeiro álbum em 1988, seja tipicamente associado com o estilo grunge,eles também são citados como banda padrão de stoner rock durante a década de 1990. Na verdade, o grunge foi um rotulo criado pela mídia para definir uma determinada cena de rock à surgir no final dos anos 90 em Seattle, mas em termos de sonoridade tratava-se de uma releitura continuada do Hard rock lento e pesado dos anos 70, praticada por grupos locais influenciados pelas mesmas bandas precursoras do Stoner rock, porém acrescidos de uma forte influência Punk mais recente. Assim, além do Soundgarden, O Nirvana (na fase do album Bleach), o TAD, O Smashing Pumpkins, e os Melvins praticavam um som com elementos típicos do que seria batizado de Stoner Rock anos mais tarde.[13] Fora da cena Grunge, outras bandas como o Trouble, a banda de música britânica do doom metal Cathedral, o White Zombie, o Corrosion of Conformity, o Clutch, os Sons of Otis e o Helmet investiam significativamente em uma música pesada lenta e baseada em grooves, ajudando a sedimentar o caminho do Stoner.[14]

Durante o início até meados da década de 1990, enquanto o Grunge dominava as paradas de sucesso e atraia as atenções da mídia, um número de bandas do sul da Califórnia desenvolvia no underground um estilo que seria chamado finalmente de Stoner rock. Em 1992, o Kyuss emergiu da cena de Palm Desert com o álbum Blues for the Red Sun. Os críticos o saudaram como "um marco importante na música pesada",[15] enquanto o semanário inglês NME descreveu sua música como uma tentativa de derreter areia quente do deserto em metal.[16] Em 1992, a banda de doom metal Sleep lançou seu álbum Sleep's Holy Mountain, e juntamente com o Kyuss foram anunciados pela imprensa especializada como líderes da cena stoner emergente. Juntamente com essas três bandas, os sul-californianos Fu Manchu, que lançaram seu álbum de estréia em 1994, são creditados como sendo "uma das bandas mais duradouras e influentes do gênero." Em 1994, o Acid King de São Francisco e o Acrimony da Grã-Bretanha lançaram seus álbuns de estréia, os quais adotaram a mesma abordagem psicodélica para o doom metal.[17]

Desde então o gênero não para de crescer e de se desenvolver em subgêneros, mundo afora, atingindo uma popularidade cada vez mais crescente com centenas de bandas e lançamentos fonográficos.

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