quarta-feira, 30 de abril de 2025

FUZZY DUCK ― Fuzzy Duck [1971]

Artista: FUZZY DUCK
Gênero: Heavy Prog
País: Inglaterra
Álbum: Fuzzy Duck
Ano: 1970
Duração: 41:21

Com o nome derivado da inversão linguística popular da época (Fuzzy Duck - Duzz 'E Fuck?), este quarteto britânico do início dos anos 70 contava com Paul Francis (bateria), Mick Hawksworth (baixo), Roy Sharland (órgão) e Garth Watt-Roy (guitarra/vocal).

terça-feira, 22 de abril de 2025

STUD ― Stud [1971]

Artista: STUD
Álbum: Stud
Ano: 1971
Gêneros: Heavy Prog, Jazz-Rock
País: Irlanda
Duração: 39:29

Eis o primeiro trabalho da banda irlandesa STUD que apresentava em seu line-up, Jim Gregan (ex-FLOSSOM TOES) e Richard McCracken e John Wilson do TASTE.

GALLIARD ― Strange Pleasure [1969]

Artista: GALLIARD
Álbum: Strange Pleasure
Ano: 1969
Gêneros: Jazz Rock, Brass Rock
País: Reino Unido

Apesar da estranha capa ultra verde com uma espécie de besta semi-vampírica, esse primeiro álbum do GALLIARD merece a atenção dos fãs de Rock Progressivo. Embora a banda tocasse ainda um som bem sessentista, "Strange Pleasure", gravado em 1969 e lançado pela gravadora Deram, apresenta o sexteto desenvolvendo um trabalho com guitarras gêmeas num Psych Brass Rock, que pode ser comparado ao início do CHICAGO, IF e WARM DUST. o álbum se destaca como uma jóia muito entusiasmante do gênero, com boa musicalidade que faz você se perguntar como essa banda não alcançou mais fama e notoriedade.

PROF. WOLFFF ― Prof. Wolfff [1972]

Artista: PROF. WOLFFF
Álbum: Prof. Wolfff
Ano: 1972
Gênero: Heavy Prog
País: Alemanha
Duração: 36:30

PROF. WOLFFF foi formado em 1971, na região sul da Alemanha, por Klaus-Peter Schweitzer (guitarra, piano e vocais), responsável pela maior parte das letras - escritas em alemão. Rolf-Michael Schickle (órgão), Mondo Zech (baixo), Michael Sametinger (bateria e percussão) e Friz Herrmann (guitarra, vocais e harmônica) completavam o line-up.

NOSFERATU ― Nosferatu [1970]

Artista: NOSFERATU
Álbum: Nosferatu
Ano: 1970
Gêneros: Heavy Prog, Krautrock
País: Alemanha
Duração:

Ao contrário de outras bandas produzidas pelo famoso Conny Plank (KRAFTWERK, GURU GURU e muitas outras), a carreira musical do NOSFERATU foi muito curta e sofreu com a falta de reconhecimento de um público maior. Apesar de ser classificado como Krautrock por muitos críticos, a banda dá poucas dicas de sua herança alemã. As letras desse único trabalho da banda, são completamente cantadas em inglês, e a música é uma boa mistura de Blues/Jazz-Rock/Folk com muitas pitadas psicodélicas, sugerindo uma conexão direta com o início e meados dos anos 60, embora a banda estivesse claramente nos reinos do Rock Progressivo neste ponto, focada mais em assinaturas de tempo desequilibradas e desvios das normas do Rock do que nas práticas esperadas do Kraut de dissociação completa das influências de R&B e Blues que vieram da cena do Rock americano.

sexta-feira, 18 de abril de 2025

ANDROMEDA ― Andromeda [1969]

Artista:
ANDROMEDA
Álbum: Andromeda
Ano: 1969
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog, Proto Prog
País: Reino Unido
Duração: 44:29

ANDROMEDA foi um Power Trio que misturava Rock Psicodélico, Rock Progressivo, Jazz e Hard Rock. A criação do grupo foi por volta de 1968, por John Du Cann, que iria integrar o ATOMIC ROOSTER, após a pausa de sua banda anterior, THE ATTACK. Du Cann (guitarra), juntamente com o Mick Hawksworth (baixo) e Jack Collins (bateria), gravaram um projeto de Rock Psicodélico chamado "The Five Day Week Straw People",  um álbum conceitual muito elogiado por colecionadores. Depois de gravarem este projeto, os três decidiram formar uma banda, a qual chamaram ANDROMEDA.

ACID ― Acid [1983]

Artista: ACID
Álbum: Acid
Ano: 1983
Gênero: Heavy Metal
País: Bélgica

A banda belga ACID surgiu praticamente junto com o mais famoso movimento da época, a New Wave of Brithsh Heavy Metal (NWOBHM), tendo sua fundação datada em 1980. Localizada em Bruges, West Flanders, os belgas sabiam que o seu país não fazia parte do mapa musical e ao lado dos compatriotas do CROSSFIRE foram à luta em busca de reconhecimento por seu trabalho. Para quem não conhecia a banda até então, sua sonoridade remete às bandas da época com um toque de velocidade e “sujeira” a mais, que viria a ser característica do estilo. 

AYNSLEY DUNBAR ― Blue Whale [1970]

Artista: Aynsley Dunbar
Álbum: Blue Whale
Ano: 1970
Gêneros: Jazz Rock, Eclectic Prog
País: Reino Unido

Depois de uma curta temporada com o JEFF BECK GROUP, Aynsley Dunbar fundou o RETALIATION, assim chamado para confrontar Mayall que o dispensou.

RETALIATION gravou quatro álbuns durante a sua existência, banda na qual Dunbar lançou o single "Warning" em 1967 (Blue Horizon - 3109), e que mais tarde seria re-gravada pelo BLACK SABBATH em seu primeiro álbum. Posteriormente, Dunbar fundou a BLUE WHALE, uma banda de Rock Progressivo de curta duração, que fez sua estréia em uma tour pela Escandinávia, em janeiro de 1970.

AGNES STRANGE ― Strange Flavour [1975]

Artista: AGNES STRANGE
Álbum: Strange Flavour
Ano: 1975
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog
País: Reino Unido
Duração: 

Originária de Southampton, a banda britânica de Blues-Rock, AGNES STRANGE. teve uma existência bem curta, surgindo em 1972 e encerrando atividades em 1976. Formada por John Westwood (guitarra e vocais), Alan Green (baixo e vocais) e Dave Rodwell (bateria e vocais).

Adquiriram um contrato de gravação com a Birds Nest Records, gravadora afiliada distribuída pela Pye Records, através da qual fizeram sua estréia em 1975 com "Strange Flavour", uma coleção habilmente tocada, de canções de Rock originais que não conseguiram chamar a atenção do público. 

ARZACHEL ― Arzachel [1969]

Artista: ARZACHEL
Álbum: Arzachel
Ano: 1969
Gênero: Psychedelic Rock
País: Reino Unido
Duração: 43:25

Biografia da banda aqui.

O estilo dos anos 60 pode ser ouvido agradavelmente na música presente neste álbum, pois contém algumas influências de Blues e sons crus de órgão. Os elementos do Blues na música podem ser maravilhosos, pois são misturados com outros elementos musicais, assim como o CREAM fazia, por exemplo. E a psicodelia é uma contrapartida clássica do Blues, assim como a pimenta preta é para um dragão na culinária! A capa dos álbum é ótima e descreve perfeitamente a atmosfera do álbum. A faixa longa e épica talvez seja a mais interessante, mas as faixas mais curtas também são boas.

Cat Stevens ― Matthew & Son [1967]

Artista: Cat Stevens
Álbum: Matthew & Son
Ano: 1967
Gênero: Folk Rock, Baroque Pop
País: Reino Unido
Duração:  41:08

Lançado em março de 1967, "Matthew & Son" é o álbum de estréia do cantor e compositor britânico Cat Stevens. As letras do álbum começaram a ser escritas por Stevens ainda durante sua adolescência. Suas primeiras influências incluíram o som das primeiras bandas britânicas, como os BEATLES e os ROLLING STONES, influenciados pelo popular Rhythm and Blues americano. 

PALADIN ― Charge [1972]

Artista: PALADIN
País: Reino Unido
Gêneros: Psychedelic Rock, Jazz-Rock, Eclectic Prog, Heavy Prog
Álbum: Charge
Ano: 1972
Duração: 40:42

PALADIN foi uma banda britânica de Rock fundada em 1970 em Gloucestershire pelo multi-instrumentista de formação erudita Peter Solley e pelo baterista de Jazz Keith Webb, ambos ex-membros da TERRY REID BAND. Solley e Webb (ainda integrando a TERRY REID BAND) tinham excursionado com os ROLLING STONES como músicos de apoio, até que decidiram liberar sua própria criatividade formando uma banda. Com a adição do ex-baixista do WORLD OF OZ, Peter Beckett, o tecladista do GLASS MENAGERIE/GRISBY DYKE, Lou Stonebridge, e o guitarrista do GRISBY DYKE, Derek Floey, estava formado o PALADIN

quinta-feira, 17 de abril de 2025

CATAPILLA ― Catapilla [1971]

Artista: CATAPILLA
País: Reino Unido
Gêneros: Heavy Prog, Psychedelic Rock
Álbum: Catapilla
Ano: 1971
Duração: 49:11

CATAPILLA foi uma banda inglesa do início dos anos 70 que trilhava um Jazz Rock experimental, na mesma linha de outros grupos da época, como AFFINITY ou CRESSIDA. A banda foi formada originalmente no oeste de Londres no Natal de 1970 pela vocalista Jo Meek, Malcolm Frith (bateria), Hugh Eaglestone (sax), Dave Taylor (baixo), Graham Wilson (guitarra), Robert Calvert (sax) e Thiery Rheinhart (instrumentos de sopro). 

WHITESNAKE ― Live... in the Heart of the City [1980]

Artista: WHITESNAKE
País: Reino Unido
Gêneros: Hard Rock, Blues Rock
Álbum: Live in the Heart of the City
Ano: 1980

Originalmente lançado em 3 de novembro de 1980, como um álbum de vinil duplo e fita cassete double-play, "Live...in the Heart of the City" é o primeiro álbum gravado ao vivo pela banda inglesa WHITESNAKE.

ALANIS MORISSETTE ― Jagged Little Pill [1995]

Artista: ALANIS MORISSETTE
País: Canadá
Gêneros: Alternative Rock, Pop Rock
Álbum: Jagged Little Pill
Ano: 1995
Duração: 57:23

Alguns jornalistas catalogaram "Jagged Little Pill" como "Rock terapêutico" quando do seu lançamento, em grande parte devido à forma acida como Alanis aborda confessionalmente as suas relações com antigos namorados.

Embora seja o terceiro disco da canadense, este foi o primeiro lançado internacionalmente – e o único dos três com vocação para o sucesso.

DEEP PURPLE ― Deep Purple [1969]

Artista: GRAIL
País: Reino Unido
Gêneros: Hard Rock, Heavy Psychedelic Rock
Álbum: Grail
Ano: 1970
Duração: 40:25

Lançado em junho de 1969 pela Tetragrammaton Records, nos Estados Unidos, e somente em setembro de 1969 pela Harvest Records, no Reino Unido, "Deep Purple", também conhecido como "Deep Purple III", é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa DEEP PURPLE. Seu lançamento foi precedido pelo single "Emmaretta" e por uma longa turnê pelo Reino Unido, cujas datas foram intercaladas entre as sessões de gravação do álbum.

FIELDS ― Fields [1971]

Artista: FIELDS
Álbum: Fields
Ano: 1971
Gênero: Hard Rock, Heavy Prog
País: Reino Unido

FIELDS foi um trio formado pelo tecladista Graham Field, (membro fundador do RARE BIRD), Alan Barry (baixo, violões, guitarras e mellotron) e o percussionista e baterista Andy McCulloch, que tocou no álbum "Lizard" do KING CRIMSON e que integraria o GREENSLADE a seguir. Apesar do cast com ótimos músicos, o FIELDS (que recebeu o nome de seu tecladista, Graham Field), não sobreviveu por muito tempo, tendo curtíssima existência. 

CAT STEVENS ― Tea for the Tillerman [1970]

Artista: CAT STEVENS
País: Inglaterra
Gêneros: Pop, Folk Rock, Folk Pop
Álbum: Tea for the Tillerman
Ano: 1970
Duração: 36:40

Lançado em 23 de novembro de 1970, "Tea for the Tillerman" é o quarto álbum de estúdio do cantor e compositor Cat Stevens.

O álbum inclui muitas de suas canções mais conhecidas, como "Where Do the Children Play?", "Hard Headed Woman", "Wild World", "Sad Lisa", "Into White" e "Father and Son".

EVERYTHING BUT THE GIRL ― The Language of Life [1990]

Artista: EVERYTHING BUT THE GIRL
País: Inglaterra
Gêneros: Pop, Jazz Pop
Álbum: The Language of Life 
Ano: 1990

Em algum momento entre o final dos anos 1980 e o início da década de 1990, Tracey Thorn e Ben Watt estabeleceram uma estrutura conceitual que serviu de base para grande parte dos trabalhos do Everything But The Girl. Canções que pareciam apontar para o jazz dos anos 1950 e 1960, porém, sempre capazes de regressar ao pop atmosférico que apresentou a dupla inglesa. Exemplo disso acontece no sexto disco de estúdio da banda: "The Language of Life" (1990). 

ENYA ― Watermark [1988]

 
Artista: ENYA
País: Irlanda
Gêneros: New Age, Pop, World Music
Álbum: Watermark
Ano: 1988

Lançado em 19 de setembro de 1988 pela gravadora WEA, "Watermark" é o segundo álbum de estúdio da vocalista, compositora e música irlandesa Enya. Depois do lançamento de seu álbum anterior intitulado simplesmente de "Enya" em 1987, a cantora conseguiu um contrato de gravação com a Warner depois de um encontro casual com o presidente Rob Dickins, que havia se convertido em um fanático por sua música. Seu contrato lhe permitia uma considerável liberdade artística com mínima interferência do selo e sem limite dos álbuns. 

TRIUMPH ― Progressions of Power [1980]

Artista: TRIUMPH
País: Canadá
Gêneros: Hard Rock
Álbum: Progressions of Power
Ano: 1980

Lançado em março de 1980, "Progressions of Power" é o quarto álbum de estúdio da banda canadense TRIUMPH. O álbum alcançou a posição 32 na Billboard 200 e o single "I Can Survive" atingiu a posição 91 na Billboard Hot 100 em 1980. O single "I Live for the Weekend", embora não tenha sido um sucesso no país de origem da banda, foi o único single nas paradas do Reino Unido, onde alcançou a posição 59. 

KILLING JOKE ― Killing Joke [1980]

Artista: KILLING JOKE
País: Reino Unido
Gêneros: Post Punk
Álbum: Killing Joke
Ano: 1980

Lançado em outubro de 1980 pela EG via Polydor Records, "Killing Joke" é o álbum de estréia da banda inglesa de Pós-Punk KILLING JOKE. O álbum estreou na posição 41 na UK Albums Chart em 25 de outubro de 1980 e depois atingiu o pico na posição 39.