quinta-feira, 15 de maio de 2025

THE HUMAN LEAGUE ― Reproduction [1979]

Artista: THE HUMAN LEAGUE
País: Inglaterra
Gêneros: Eletronic Pop, Synth-Pop
Álbum: Reproduction
Ano: 1979
Duração: 43:33

O HUMAN LEAGUE sempre definiu o Synth-Art-Pop, de acordo com seu vigoroso terceiro álbum, "Dare!", mas talvez o melhor trabalho do grupo está no seu passado. "Reproduction", seu álbum de estréia, pode ser considerado um dos maiores álbuns de Synth-Pop de todos os tempos, e ainda incrível de se ouvir hoje. A atmosfera distópica (que lembra vagamente Orwell & Huxley e THX 1138 ) é válida, combinando muito bem com as texturas eletrônicas minimalistas (com uma qualidade crua invariável) e a voz expressivamente trágica/teatral de Phil Oakey. Adicionando as cantoras ao núcleo principal de seu próximo álbum, eles ganhariam em calor o que perderam em composição. "Reproduction" é mais ousado que "Dare!".

terça-feira, 13 de maio de 2025

BLITZKRIEG ― A Time of Changes [1985]

Artista: BLITZKRIEG
País: Reino Unido
Gênero: Heavy Metal
Álbum: A Time of Changes
Ano: 1985
Duração: 47:42

Lançado em 1985, "A Time of Changes" é o primeiro álbum de estúdio da banda britânica de Heavy Metal BLITZKRIEG. O álbum foi lançado quatro anos após a dissolução da banda original, com o vocalista Brian Ross reformando a banda e realizando o antigo sonho de um primeiro disco. 

GRIM REAPER ― Fear No Evil [1985]

 Artista: GRIM REAPER
Álbum: Fear No Evil
Ano: 1985
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido
Duração: 35:28

Liderada pelo inspirado trabalho de guitarra de Nick Bowcott e pelos poderosos pulmões de Steve Grimmett, a música pesada, crua, porém melodicamente carregada da banda GRIM REAPER incorporou os elementos (e clichês) mais populares do Heavy Metal britânico, em meados dos anos 80. Eles realmente foram capazes de combinar com extrema competência os dois atributos acima citados, mas o fato de não terem conseguido se destacar para além disto acabou resultando-lhes uma história meteórica do anonimato à glória e rápida volta ao anonimato. O visual deles nada atraente dos quatro ingleses, com bigodes, cabelos ruins e dentes horríveis realmente não tinha muito como sobreviver após breve exposição dada pela MTV

SCORPIONS ― World Wide live [1985]

Artista: SCORPIONS
Álbum: World Wide Live
Ano: 1985
Gênero: Heavy Metal
País: Alemanha
Duração: 80:00

Esse segundo disco ao vivo da banda alemã, é um dos melhores discos da banda, trazendo 19 faixas gravadas durante a turnê do disco "Love at First Sting" de 1984, no pleno auge do sucesso da banda com a nova fase que se iniciou no ano de 1979, a partir do disco "Lovedrive", com a entrada de Mathias Jabs no lugar do Uli John Roth, guitarrista da primeira fase da banda. O álbum traz apenas o repertório dessa nova fase da banda, referente aos discos lançados entre 1979 e 1984, ignorando as músicas da fase anterior, no entanto conta com diversos clássicos como "Blackout", "Still Loving You", "Rock You Like A Hurricane", "The Zoo" e "Holiday".

IRON MAIDEN ― Live After Death [1985]

 Artista: IRON MAIDEN
Álbum: Live After Death
Ano: 1985
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido
Duração: 70:21

Lançado originalmente em outubro de 1985 pela EMI na Europa e sua gravadora irmã Capitol Records nos EUA, "Live After Death" é um álbum ao vivo da banda inglesa IRON MAIDEN. O álbum foi relançado pela Sanctuary/Columbia Records nos EUA em 2002 em CD e pela Universal Music Group/Sony BMG Music Entertainment em DVD. As gravações foram registradas na Long Beach Arena, Califórnia e no Hammersmith Odeon, em Londres, durante a World Slavery Tour.

ATOMIC ROOSTER ― Atomic Rooster [1980]

Artista: ATOMIC ROOSTER
Álbum: Atomic Rooster
Ano: 1980
Gêneros: Hard Rock
País: Reino Unido
Duração: 42:57

Lançado em setembro de 1980, "Atomic Rooster" é o sexto álbum de estúdio do ATOMIC ROOSTER, gravado quando a banda se reagrupou após cinco anos de separação. O ROOSTER apresenta aqui um estilo cru e musculoso de Hard Rock, que contrastava fortemente com seus últimos álbuns dos anos 70. Além disso, seu som mais pesado se encaixava melhor com a nova onda da cena Heavy Metal Britânica, se distanciando do Heavy Prog no qual a banda angariou sua fama.

JUDAS PRIEST― British Steel [1980]

Artista: JUDAS PRIEST
Álbum: British Steel
Ano: 1980
Gêneros: Heavy Metal, NWOBHM
País: Reino Unido
Duração: 36:01

Lançado em 11 de abril de 1980, "British Steel" é o sexto álbum do JUDAS PRIEST, e o primeiro a contar com Dave Holland na bateria.

No final de 1979, a revolução Punk na Grã-Bretanha havia acabado e o país estava vivenciando uma nova onda de fascínio pelo Heavy Metal. Surgiram os primeiros grupos da chamada "Nova onda do Heavy Metal britânico" (NWOBHM) - SAXON, IRON MAIDEN, SAMSON ... A imprensa musical voltou a dar mais atenção a esse estilo de música. Para manter a atenção no gênero em geral e neles mesmos em particular, em fevereiro o PRIEST retornou ao Starkling Studios com o produtor Tom Allom para gravar um novo álbum. 

GIRLSCHOOL ― Demolition [1980]

Artista: GIRLSCHOOL
Álbum: Demolition
Ano: 1980
Gênero: Heavy Metal
País: Reino Unido
Duração: 34:23

Lançado em 30 de junho de 1980 na Europa pela Bronze Records, "Demolition" é o primeiro álbum de estúdio da banda britânica de Heavy Metal GIRLSCHOOL, que alcançou a 28ª posição na parada de álbuns do Reino Unido, seguindo a ascensão da "Nova onda do Heavy Metal britânico". O álbum foi produzido pelo experiente engenheiro de som Vic Maile, e a turnê de divulgação do vagas de apoio de alto nível em shows do BLACK SABBATH e URIAH HEEP. A faixa "Race with the Devil" é um cover da música originalmente interpretada pela banda de Rock britânica THE GUN.

MOTORHEAD ― Ace of Spades [1980]

Artista: MOTORHEAD
Álbum: Ace of Spades
Ano: 1980
Gêneros: Heavy Metal, NWOBHM
País: Reino Unido
Duração: 36:35

Lançado em outubro de 1980 pela Bronze Records, "Ace of Spades" é o quarto álbum de estúdio da banda MOTöRHEAD e seu maior sucesso comercial, chegando ao número quatro na UK Albums Chart e alcançando o status de ouro no Reino Unido em março de 1981. Foi precedido pelo lançamento da faixa-título como single em outubro, que atingiu o pico na UK Singles Chart no número 15 no início de novembro. "Ace..." foi o lançamento de estréia da banda nos Estados Unidos, com a Mercury Records cuidando da distribuição na América do Norte.

IRON MAIDEN ― Iron Maiden [1980]

Artista: IRON MAIDEN
Álbum: Iron Maiden
Ano: 1980
Gêneros: Heavy Metal, NWOBHM
País: Reino Unido
Duração: 37:39

Lançado em 11 de abril de 1980 pela EMI Records no Reino Unido e Harvest e Capitol Records nos EUA, "Iron Maiden" é o álbum de estreia da banda inglesa IRON MAIDEN. A versão norte-americana incluía a música "Sanctuary", lançada no Reino Unido como single não-álbum. Em 1998, junto com o resto dos lançamentos da banda anteriores a 1995, "Iron Maiden" foi remasterizado com "Sanctuary" adicionada em todos os territórios. No entanto, as reedições em vinil de 2014, os lançamentos digitais de 2015 e as reedições em CD de 2018 usam a lista de faixas original em todo o mundo. 

BLACK SABBATH ― Heaven and Hell [1980]

Artista: BLACK SABBATH
Álbum: Heaven and Hell
Ano: 1980
Gêneros: Heavy Metal, Hard Rock
País: Reino Unido
Duração: 39:19

Lançado em 18 de abril de 1980, "Heaven and Hell" é o nono álbum de estúdio do BLACK SABBATH. É o primeiro álbum da banda a contar com o vocalista Ronnie James Dio, que substituiu o vocalista original Ozzy Osbourne em 1979.

Produzido por Martin Birch, o álbum foi um sucesso comercial, principalmente nos Estados Unidos, onde alcançou a posição 28 na parada Billboard 200 e foi certificado como platina por um milhão de vendas. No Reino Unido, vendeu bem o suficiente para ser certificado como prata pela British Phonographic Industry em abril de 1982.

WHITESNAKE ― Ready An' Willing [1980]

Artista: WHITESNAKE
Álbum: Ready An' Willing
Ano: 1980
Gêneros: Hard Rock, Blues Rock
País: Reino Unido
Duração: 75:01

Lançado em 23 de maio de 1980, "Ready an' Willing" é o terceiro álbum de estúdio do WHITESNAKE. Foi o primeiro álbum do grupo a contar com o baterista Ian Paice, ex-companheiro de DEEP PURPLE do cantor David Coverdale e do tecladista Jon Lord. O álbum alcançou a posição 6 na UK Albums Chart, e também foi o primeiro da banda a entrar nas paradas fora do Reino Unido, alcançando a posição 32 na Noruega e a posição 90 nos EUA.

DEEP PURPLE ― in Concert 1970-1972 [1980]

Artista: DEEP PURPLE
País: Reino Unido
Gêneros: Hard Rock, Heavy Metal
Álbum: In Concert
Ano: 1980
Duração: 117:00

Lançado em 01 de dezembro de 1980, "Deep Purple in Concert" é um álbum ao vivo da banda inglesa DEEP PURPLE, gravado pela BBC para sua série ao vivo "In Concert" em 1970 e 1972.

Os lados 1 e 2 do LP (mais tarde o primeiro CD) apresentam a gravação ao vivo do BBC Studios em Londres em 19 de fevereiro de 1970; a banda entrou no último minuto para Joe Cocker, que cancelou sua aparição programada. O DJ John Peel apresentou as faixas conforme eram tocadas. 

JOURNEY ― Departure [1980]

Artista: JOURNEY
País: Estados Unidos
Gêneros: Hard Rock, AOR
Álbum: Departure
Ano: 1980
Duração: 37:50

Lançado em fevereiro de 1980 pela Columbia Record, "Departure" é o sexto álbum de estúdio da banda norte-americana JOURNEY.

Esse foi o álbum de maior sucesso do JOURNEY até então, dando a eles sua primeira aparição no top 10 da parada de álbuns da Billboard 200, chegando ao número 8. O álbum inclui "Any Way You Want It", a faixa principal e o single top 25.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

PREFAB SPROUT ― Steve Macqueen [1985]

Artista: 
PREFAB SPROUT
País: Inglaterra 
Gêneros: Rock, New Wave, Sophisti Pop
Álbum: Steve Macqueen
Ano: 1985
Duração: 45:18

Vindo de uma estréia madura o PREFAB SPROUT deu um grande salto em sua carreira com o lançamento de "Steve Macqueen", lançado em 1985. Além de ótimas composições, talvez outro motivo de sucesso do disco   se deva a produção de de Thomas Dolby que fez a diferença. Sucesso de crítica e público, o álbum atingiu um posto alto nas listagens da época.

SIMPLE MINDS ― Once Upon A Time [1985]

Artista: SIMPLE MINDS 
País: Inglaterra 
Gêneros: Rock, New Wave, Post-Punk, Synth-Pop
Álbum: Once Upon A Time
Ano: 1985
Duração: 40:14

Lançado em 21 de outubro de 1985 pela gravadora Virgin Records (A&M nos EUA), "Once Upon a Time" é o sétimo álbum de estúdio da banda de Rock escocesa SIMPLE MINDS. O álbum liderou as paradas do Reino Unido e alcançou a 10ª posição nas paradas dos EUA, passando cinco semanas consecutivas no Top 10 da Billboard e 16 semanas no Top 20.

NEW ORDER ― Low-Life [1985]

Artista: NEW ORDER 
País: Inglaterra 
Gêneros: Rock, New Wave, Post-Punk, Synth-Pop
Álbum: Low-Life
Ano: 1985
Duração: 40:17

Lançado em 13 de maio de 1985 pela Factory Records, "Low-Life" é o terceiro álbum de estúdio da banda inglesa NEW ORDER. É considerado um dos trabalhos mais fortes da banda, e mostra a crescente incorporação de sintetizadores e samplers pelo NEW ORDER, preservando os elementos de Rock de seus trabalhos anteriores.

ECHO & THE BUNNYMEN ― Songs to Learn & Sing [1985]

Artista: ECHO & THE BUNNYMEN
País: Inglaterra
Gêneros: Post-Punk, Alternative Rock, Pop Rock
Álbum: Songs to Learn & Sing
Ano: 1985
Duração: 40:09

Lançado em 11 de novembro de 1985, "Songs to Learn & Sing" é um álbum de compilação da banda de Rock inglesa ECHO & THE BUNNYMEN, apresentando todos os singles que a banda havia lançado até então. O álbum recebeu críticas positivas e alcançou a sexta posição na parada de álbuns do Reino Unido.

A-HA ― Hunting High and Low [1985]

Artista: A-HA
País: Noruega
Gêneros: Pop Rock, Synth-Pop, New Wave
Álbum: Hunting High and Low
Ano: 1985
Duração: 37:10

Lançado em 01 junho de 1985 Warner Bros. Records na Noruega e nos Estados Unidos, "Hunting High and Low" é o álbum de estréia dabanda norueguesa de Synth-Pop A-HA. O álbum só foi lançado no Reino Unido e na Europa em 28 de outubro de 1985. Obtendo um enorme sucesso comercial, "Hunting High and Low", alcançou altas posições nas paradas em todo o mundo. As gravações foram realizadas no Eel Pie Studios em Twickenham, Londres, e a produção ficou a cargo de Tony Mansfield, John Ratcliff e Alan Tarney.

domingo, 11 de maio de 2025

THE SISTERS OF MERCY ― First and Last and Always [1985]

Artista: THE SISTERS OF MERCY
País: Inglaterra
Gêneros: Gothic Rock, Alternative Rock, Post-Punk
Álbum: First and Last and Always
Ano: 1985
Duração: 46:43

Lançado em 11 de março de 1985 pelo selo Merciful Release, "First and Last and Always" é o álbum de estreia da banda inglesa de Rock Gótico THE SISTERS OF MERCY

Antes desse álbum, a banda já havia lançado diversos EPs e singles entre 1980 e 1984. O guitarrista Ben Gunn deixou a banda em outubro de 1983 e foi substituído por Wayne Hussey, membro do DEAD OR ALIVE

DEAD CAN DANCE ― Spleen and Ideal [1985]

Artista: DEAD CAN DANCE
País: Austrália, Inglaterra
Gêneros: World Music
Álbum: Spleen and Ideal
Ano: 1985
Duração: 38:11

Lançado em 25 de novembro de 1985, "Spleen and Ideal" é o segundo álbum de estúdio da banda australiana DEAD CAN DANCE. O álbum liderou a transição sonora do grupo de suas raízes influenciadas pelo Pós-Punk e Gothic Rock para um estilo Dark Wave Neoclássico.

DEAD CAN DANCE ― Dead Can Dance [1984]

Artista: DEAD CAN DANCE
País: Austrália, Inglaterra
Gêneros: World Music
Álbum: Dead Can Dance
Ano: 1984
Duração: 51:00

Lançado em 27 de fevereiro de 1984 pela gravadora 4AD, "Dead Can Dance" é o álbum de estréia homônimo do grupo musical australiano DEAD CAN DANCE.

A banda comentou em seu site oficial sobre o nome da banda e do álbum: - "Para entender por que escolhemos o nome, pense na transformação da inanimação em animacidade. Pense nos processos que envolvem a vida a partir da morte e da morte para a vida. Muitas pessoas não perceberam a intenção simbólica inerente à obra e presumiram que devíamos ser "tipos góticos mórbidos".

sexta-feira, 9 de maio de 2025

WIRE TRAIN ― Between Two Words [1985]

Artista: WIRE TRAIN
País: Estados Unidos
Gêneros: Alternative Rock, Rock, Pop Rock
Ano: 1985
Duração: 39:26

Lançado em 1985 pela Columbia e pela 415 Records, "Between Two Words" é o segundo álbum de estúdio da banda americana de Rock alternativo WIRE TRAIN

Esta banda de San Francisco, Califórnia poderia muito bem ter sido confundida com qualquer banda britânica da época devido ao bom som de seus dois primeiros álbuns. A banda foi formada em 1980 por seus dois membros principais, Kevin Hunter (vocais, guitarras) e Kurt Kerr (guitarras, vocais), ambos compositores de todas as músicas. Um pouco mais tarde, juntar-se-iam aos suíços Anders Rundblad (baixo, vocais) e ao argentino Federico Gil-Sola (bateria). Essa formação gravou "In A Chamber" (1984), álbum de estréia da banda. 

INXS ― Listen Like Thieves [1985]

Artista: INXS
País: Austrália
Gêneros: Alternative Rock, Rock, Pop Rock
Álbum: Listen Like Thieves
Ano: 1985
Duração: 37:16

Lançado em 14 de outubro de 1985, "Listen Like Thieves" é o quinto álbum de estúdio da banda australiana INXS. Permanecendo duas semanas em primeiro lugar na parada australiana Kent Music Report Albums, o "Listen..." é considerado um sucesso internacional para a banda, alcançando a 11ª posição na Billboard 200 dos Estados Unidos, a 24ª posição na RPM 100 Albums do Canadá e o top 50 no Reino Unido. "Listen..." marca o início da aliança intermitente do INXS com o produtor Chris Thomas; e apresenta o primeiro single da banda a atingir o top 5 nos EUA, "What You Need", e que rendeu ao grupo o prêmio Countdown Music and Video de "Melhor Vídeo".

THE CULT ― Love [1985]

Artista: THE CULT
País: Inglaterra
Gêneros: Alternative Rock, Post-Punk, Rock
Álbum: Love
Ano: 1985
Duração: 51:31

Lançado em 18 de outubro de 1985 pela Beggars Banquet Records, "Love" é o segundo álbum de estúdio da inglesa THE CULT. O álbum foi o grande sucesso comercial da banda, alcançando a quarta posição no Reino Unido e permanecendo na parada por 22 semanas. Produziu três singles no Top 40 do Reino Unido, "She Sells Sanctuary", "Rain" e "Revolution". Foi lançado em quase 30 países e vendeu cerca de 2,5 milhões de cópias. As gravações ocorream no Jacob's Studios em Farnham, Surrey, em julho e agosto de 1985.

R.E.M. ― Fables of the Reconstruction [1985]

Artista: R.E.M.
País: Estados Unidos
Gêneros: Alternative Rock, College Rock
Álbum: Fables of the Reconstruction
Ano: 1985
Duração: 39:44

Lançado em 10 de junho de 1985 pela IRS Records, "Fables of the Reconstruction" (ou Reconstruction of the Fables) é o terceiro álbum de estúdio da banda R.E.M.. Esse foi o primeiro álbum da banda gravado fora dos EUA, com sessões realizadas no Livingston Studios, em Londres, com o produtor Joe Boyd. O disco apresenta um som mais sombrio do que seus antecessores, com letras inspiradas em temas e personagens do gótico sulista. O álbum também utiliza instrumentação mais variada, incluindo arranjos de cordas e metais e banjo.

TEARS FOR FEARS ― Songs from the Big Chair [1985]

Artista: TEARS FOR FEARS
País: Reino Unido
Gêneros: Pop Rock, Synth-Pop, Alternative Rock, Technopop, New Wave
Álbum: Songs from the Big Chair
Ano: 1985
Duração: 41:52

Lançado em 25 de fevereiro de 1985 pela Mercury Records, e distribuído pela Phonogram Inc., "Songs from the Big Chair" é o segundo álbum de estúdio da banda inglesa TEARS FOR FEARS. Uma continuação do bem-sucedido álbum de estreia da banda, "The Hurting" (1983), "Songs from the Big Chair" foi um afastamento significativo do Synth-Pop sombrio e introspectivo daquele álbum, apresentando um som Pop Rock mais popular, baseado em guitarra, valores de produção sofisticados e influências estilísticas diversas, enquanto as letras de Roland Orzabal e Ian Stanley exibiam temas social e politicamente conscientes.

THE CURE ― The Head on the Door [1985]

A
rtista: THE CURE
País: Inglaterra
Gêneros: Alternative Rock, Gothic Rock, Post-Punk
Álbum: The Head on the Door
Ano: 1985
Duração: 37:30

Lançado em 30 de agosto de 1985 pela Fiction Records, "The Head on the Door" é o sexto álbum de estúdio do THE CURE. Precedido pelo single "In Between Days", que alcançou a 15ª posição na UK Singles Chart "The Head on the Door" (posição numero 7 na UK Albums Chart, status Ouro, e 59 na Billboard 200 dos EUA, status Ouro) foi descrito pela Melody Maker como "uma grande coleção de canções Pop". 

TALKING HEADS ― Little Creatures [1985]

Artista: TALKING HEADS
País: Estados Unidos
Gêneros: Alternative Rock, Pop Rock
Álbum: Little Creatures
Ano: 1985
Duração: 38:38

Lançado em 10 de junho de 1985 pela Sire Records, "Little Creatures" é o sexto álbum de estúdio da banda americana TALKING HEADS. O álbum aborda temas da música americana e incorpora elementos da música Country, com muitas músicas utilizando guitarras de aço. 

U2 ― Wide Awake in America [1985]

Artista: U2
País: Irlanda
Gêneros: Rock, Post-Punk
Álbum: Wide Awake in America [EP]
Ano: 1985
Duração: 20:40

Lançado em 20 de maio de 1985 pela Island Records, "Wide Awake in America" é um EP de quatro faixas da banda irlandesa U2. O EP combina duas apresentações ao vivo da turnê do álbum de 1984, "The Unforgettable Fire", com dois lados B da época, que antes estavam disponíveis apenas no Reino Unido. Apesar de originalmente lançado apenas na América do Norte e no Japão, alcançou as paradas do Reino Unido como uma importação.

THE SMITHS ― Meat is Murder [1985]

Artista: THE SMITHS
País: Reino Unido
Gêneros: Alternative Rock, College Rock
Álbum: Meat is Murder
Ano: 1985
Duração: 39:46

Lançado em 11 de fevereiro de 1985 pela Rough Trade Records, "Meat Is Murder" é o segundo álbum de estúdio da banda THE SMITHS.  Tornou-se o único álbum de estúdio da banda a alcançar o primeiro lugar na UK Albums Chart, e permaneceu na parada por 13 semanas. O álbum foi um sucesso internacional: passou 11 semanas na parada European Top 100 Albums, chegando ao número 29. Também alcançou o número 110 na Billboard 200 dos Estados Unidos.

KILLING JOKE ― Night Time [1985]

Artista: KILLING JOKE
País: Reino Unido
Gênero: Post-Punk
Álbum: Night Time
Ano: 1985
Duração: 53:00

Lançado em 11 de fevereiro de 1985 pela gravadora independente EG através da Polydor Records e produzido por Chris Kimsey, "Night Time" é o quinto álbum de estúdio da banda inglesa KILLING JOKE. O álbum foi um sucesso internacional, alcançando a posição 11 no Reino Unido em sua primeira semana em 9 de março, a posição 8 na Nova Zelândia e a posição 50 na Suécia.

THE CHURCH ― Heyday [1971]

Artista: THE CHURCH
País: Austrália
Gêneros: Alternative Rock
Álbum: Heyday
Ano: 1985
Duração: 42:58

Esse é quarto álbum da banda australiana THE CHURCH, lançado em novembro de 1985 e sua primeira entrada nas paradas dos Estados Unidos, chegando ao número 148. O álbum marcou a primeira ocasião em que composições do grupo dominaram um dos lançamentos da banda. Steve Kilbey disse: "A situação da demo estava nos afetando - eu escrevendo as músicas no meu oito canais e levando-as para a banda. Parecia muito rígido. Tínhamos alcançado um novo nível de energia no palco que superou de longe qualquer coisa que já havíamos gravado, então sabíamos que a única maneira de soar assim (no disco) era a banda inteira escrever junta."

sexta-feira, 2 de maio de 2025

DUST ― Hard Attack [1972]

Artista: DUST
País: Estados Unidos
Gênero: Hard Rock
Álbum: Dust
Ano: 1972

Assim como CAPTAIN BEYOND, WARHORSE, ANDROMEDA e muitas outras bandas de Hard Rock maravilhosas da virada dos anos 60 para os 70, o DUST também teve uma carreira meteórica, lançando apenas dois discos, muito pouco para uma banda brilhante e cheia de ideias interessantes para desenvolver.

JERUSALEM ― Jerusalem [1972]

Artista: JERUSALEM
País: Reino Unido
Gêneros: Hard Rock, Proto-Metal
Álbum: Jerusalem
Ano: 1972

Bandas como o JERUSALEM ainda são ignoradas por todos os principais meios de comunicação, mas simultaneamente são adoradas nos "subterrâneos" da cena Hard Rock. Todas viviam nas sombras dos superstares dos anos 70 como BLACK SABBATH, DEEP PURPLE e LED ZEPPELIN. A razão pela qual nunca chegaram às alturas alcançadas por essas bandas foi principalmente a má sorte, má gestão ou simplesmente a falta de apoio por parte dos selos e gravadoras tradicionais e meios de comunicação, algo que é padrão na cultura Heavy Rock de hoje em dia.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

IRON CLAW ― Iron Claw [2009]

Artista: IRON CLAW
Álbum: Iron Claw
Ano: 2009
Gêneros: Hard Rock, Proto-Metal
País: Reino Unido
Duração: 74:00

IRON CLAW foi uma banda escocesa que assinou contrato com a gravadora californiana Ripple Music.

A banda teve seu início no verão de 1969, na cidade de Dumfries, fundada por Alex Wilson (baixo), que recrutou Jimmy Ronnie (guitarra) e Ian McDougall (bateria), o vocalista Mike Waller ingressou na banda no início de 1970. Wilson, decidiu formar uma banda depois de ver um concerto do LED ZEPPELIN em 1969. O nome da banda foi escolhido por Wilson a partir da letra de "21 Century Schizoid Man" do KING CRIMSON. Em seus primórdios, o IRON CLAW tocava apenas covers de artistas de Blues Rock, como FREE, Johnny Winter, TEN YEARS AFTER e TASTE, mas logo a banda começou a compor e interpretar peças originais.

OZZY OSBOURNE ― Blizzard of Ozz [1980]

Artista: Ozzy Osbourne
País: Reino Unido
Gêneros: Heavy Metal, Hard Rock
Álbum: Blizzard of Ozz
Ano: 1980

O ano é 1979 e após oito anos como frontman do BLACK SABBATH, Ozzy Osbourne é demitido do grupo devido a seus problemas com álcool e drogas, o que prejudicava cada vez mais sua performance no palco, e suas participação nas composições era quase nula. Essa fase turbulenta era claramente perceptível no último disco do grupo, "Never Say Die" de 1978, talvez o mais fraco de sua discografia. O SABBATH seguiu em frente com a voz poderosa Ronnie James Dio, e no ano seguinte lançou o aclamado "Heaven and Hell" (1980). 

SCORPIONS ― Animal Magnetism [1980]

Artista: SCORPIONS
País: Alemanha
Gêneros: Heavy Metal
Álbum: Animal Magnetism
Ano: 1980

Lançado em 31 de março de 1980, "Animal Magnetism" é o sétimo álbum de estúdio da banda alemã SCORPIONS que alcançou a posição #23 na parada de álbuns do Reino Unido, e #52 na Billboard 200 dos EUA, obtendo status de platina.

A tradução literal do título do disco significa "atração animal". De acordo com o baixista Francis Buchholz: "Acho que Herman (Rarebell) inventou o nome e todos gostaram porque era engraçado. Pegamos esse cara chamado Storm que faz as capas do PINK FLOYD - acho que ele fez a capa com o cara da jaqueta em chamas. 

STEELY DAN ― Gaucho [1980]

Artista: STEELY DAN
País: Estados Unidos
Gêneros: Pop Rock, Jazz-Rock
Álbum: Gaucho
Ano: 1980
Duração: 37:55

Lançado em 21 de novembro de 1980 pela MCA Records, "Gaucho" é o sétimo álbum de estúdio da banda estadunidense STEELY DAN. O álbum marcou uma mudança estilística significativa para a banda, com mais foco no ritmo e na atmosfera do que seus trabalhos anteriores, mas as sessões de gravação demonstraram a natureza obsessiva e o perfeccionismo típicos do grupo, já que eles usaram pelo menos 42 músicos de sessão diferentes, passaram mais de um ano no estúdio e excederam em muito o adiantamento monetário original dado pela gravadora. 

BLUE ÖYSTER CULT ― Cultosaurus Erectus [1980]

Artista: BLUE ÖYSTER CULT
País: Estados Unidos
Gêneros: Hard Rock
Álbum: Cultosaurus Erectus
Ano: 1980
Duração: 42:00

Lançado em junho de 1980, "Cultösaurus Erectus" é o sétimo álbum de estúdio da banda de BLUE ÖYSTER CULT. Após um experimento com um som mais comercial no álbum "Mirrors" (lançado no ano anterior), esta gravação marcou um retorno ao som anterior e mais pesado da banda. Também representa a primeira colaboração da banda com o produtor britânico Martin Birch (DEEP PURPLE, FLEETWOOD MAC, BLACK SABBATH, IRON MAIDEN), que também produziria o álbum seguinte da banda, "Fire of Unknown Origin", um ano depois.

FLIED EGG ― Good Bye Flied Egg [1972]

Artista: FLIED EGG
País: Japão
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog
Álbum: Goodbye Flied Egg
Ano: 1972
Duração: 41:50

FLIED EGG gravou esse seu segundo e último álbum no mesmo ano de seu antecessor. Intitulado simplesmente de "Good Bye", esse trabalho praticamente mantém o mesmo nível desta estréia. Os dois álbuns foram lançados juntos em um único CD e também podem ser encontrados em formato vinil, com capa dupla além de excelente prensagem pelo selo Phoenix Records.

VIRUS ― Thoughts [1971]

Artista: VIRUS
País: Alemanha
Gênero: Psychedelic Rock
Álbum: Thoughts
Ano: 1971
Duração: 39:40

VIRUS foi uma banda alemã de Rock Psicodélico originária de Bielefeld. Sua música incorporava o Rock espacial do PINK FLOYD, com teclados pesados ​​que lembram um pouco o DEEP PURPLE.

CRAVINKEL ― Cravinkel [1970]

Artista: CRAVINKEL
País: Alemanha
Gêneros: Folk Rock, Psych Rock, Hard-Blues Rock
Álbum: Cravinkel
Ano: 1970
Duração: 40:11

CRAVINKEL é uma obscura banda alemã que gravou apenas dois álbuns no início dos anos 70. A sonoridade transita entre o Hard-Blues Rock/Folk Rock mergulhadas em uma atmosfera Progressiva e com bastante tons psicodélicos. Não se trata de um álbum de Krautrock. As músicas são todas muito boas e audíveis, mas nenhuma delas alcança um grande destaque.

GALLIARD ― New Dawn [1970]

Artista: GALLIARD
País: Reino Unido
Gêneros: Jazz Rock, Brass Rock
Álbum: New Dawn
Ano: 1970
Duração: 42:44

Em fevereiro de 1970, os músicos do GALLIARD iniciaram as sessões para seu segundo álbum com produção de Phil Wainman no Abbey Road Studio 2. Nessas sessões gravaram "Premonition", composta por Dave Caswell: e duas composições do vocalista Geoff Brown ("New Dawn Breaking" e "In Your Minds Eye") no espaço de um mês. Imediatamente depois, Caswell e o saxofonista Lyle Jenkins deixaram o GALLIARD para ingressar na KEEF HARTLEY BAND.

Edgar Broughton BAND ― Sing Brother Sing [1970]

Artista: Edgar Broughton BAND
País: Reino Unido
Gêneros: Blues Rock, Psychedelic Rock
Álbum: Sing Brother Sing
Ano: 1970
Duração: 40:08

Originalmente lançado como "Harvest SHVL 772" em junho de 1970, "Sing Brother Sing" é o segundo álbum da banda inglesa de Psych Rock/Blues Rock Edgar Broughton BAND. Uma reedição em CD foi lançada em 2004, e contém 8 faixas bônus.

FAT ― Fat [1970]

Artista: FAT
País: Estados Unidos
Gêneros: Blues Rock, Acid Rock
Álbum: Fat
Ano: 1970
Duração: 41:57

O FAT foi uma banda americana oriunda de Massachussets com alguma influência dos estilos do ALLMAN BROTHERS BAND e do QUICKSILVER MESSENGER. Suas composições eram muito "limpas"; com ótimas melodias, e seu único disco "veio ao mundo" através da gravadora RCA.

DREAM CITY ― Syre Live [1970]

Artista: 
DREAM CITY
País: Dinamarca
Gêneros: Blues Rock, Psych Rock
Álbum: Syre Live
Ano: 1970

Eis aqui uma raridade do Rock, trata-se do único lançamento da banda dinamarquesa DREAM CITY. O álbum foi gravado ao vivo e demonstra o poder de 3 veteranos do Rock dinamarquês dos anos 60 e 70: o fabuloso guitarrista, Tomrerclaus, grande mestre na sua ácida guitarra wah wah - que em certos momentos lembrava muito o  mestre Jimi Hendrix -Peter Ingmann (baixo e vocais), e Bo Jacobson (bateria). O álbum é composto de 11 faixas muito poderosas com alguns riffs pesados ​​de Psych-Blues, além dos habituais solos de guitarra arrasadores típicos do estilo.

HIGH TIDE ― High Tide [1970]

Artista: HIGH TIDE
País: Reino Unido
Gêneros: Psychedelic Rock, Hard Rock, Heavy Prog
Álbum: High Tide
Ano: 1970

Em 1969, o álbum "Sea Shanties" colocou o HIGH TIDE na lista das bandas mais pesadas da Grã-Bretanha e para este segundo álbum, George Chkiantz (que já havia trabalhado com Jimi Hendrix e LED ZEPPELIN) foi escolhido como co-produtor sinalizando a intenção do grupo de continuar no mesma direção do álbum anterior. No entanto, em comparação a estréia robusta, "High Tide" é relativamente um trabalho moderado. 

BLACK WIDOW ― Sacrifice [1970]

Artista: BLACK WIDOW
País: Reino Unido
Gêneros: Classic Rock, Heavy Prog, Psychedelic Rock
Álbum: Sacrifice
Ano: 1970
Duração: 43:44

BLACK WIDOW (Viúva Negra), foi uma banda britânica de Rock formada em Leicester, em setembro de 1969, conhecida principalmente pelo uso de referências satânicas e ocultistas em suas performances no palco, inclusive simulando o sacrifício de uma mulher nua. Na época isso era uma prática muito chocante, porém, tornou-se comum na cena da música underground, e à partir dos anos 80, com as bandas de Black Metal. Essa Mise-en-scène da banda muitas vezes, levou-a a ser confundida com o BLACK SABBATH, porém musicalmente os estilos são bem diferentes.

THE GODS ― To Samuel A Son [1970]

Artista: THE GODS
País: Reino Unido
Gênero: Psychedelic Rock
Álbum: To Samuel A Son
Ano: 1970
Duração: 43:30

Este é o segundo álbum do grupo THE GODS e demonstra um bom avanço para a banda. O álbum de estreia lançado em 1968, tinha uma produção ruim, e "Samuel To A Son" apresenta uma clara melhoria. Vocais harmoniosos, boas partes de teclado, e um Pop Psicodélico/Proto-Prog bastante acessível.