quinta-feira, 1 de maio de 2025

EAST OF EDEN ― Snafu [1970]

Artista:
 EAST OF EDEN
País: Reino Unido
Gêneros: Blues Rock, Jazz Rock, Eclectic Prog
Álbum: Snafu
Ano: 1970
Duração Original: 42:28

Álbum crucial para o desenvolvimento da tendência iniciada no álbum de estréia, "Snafu" é o segundo lançamento na discografia da banda inglesa EAST OF EDEN. Neste álbum, o som da banda parece aparentemente mais sólido, ao mesmo tempo em que se mantém fiel à sua combinação peculiar de Blues-Rock, psicodelia e Fusion. Embora o rótulo Proto-Prog geralmente esteja associado ao nome da banda. O fato é que o EAST OF EDEN demonstra um menor interesse em sofisticação ou influências classicistas em favor de um tipo de trabalho mais amigável e alucinante em relação às suas viagens instrumentais.

Algumas mudanças no line-up da banda ocorreram entre seu debut e este segundo lançamento. O baterista franco-canadense Dave Dufont e o baixista Steve York se foram e Geoff Brittan e Andy Sneddon entram, respectivamente. Talvez isso tenha contribuído para que "Snafu" seja mais Progressivo do que o álbum anterior. O som é bem diferente, mas também é mais compacto (seção rítmica), mas os três vocalistas Arbus, Caines e Nicholson ainda estão lá. "Snafu" é um álbum igualmente áspero e complexo: a aspereza vem da fruição energética criada entre todos os instrumentistas, enquanto a complexidade é baseada no espírito aventureiro instilado nas expansões do motivo principal. Depois de uma peça cativante de Blues-Rock como a graciosa "Have to Whack It Up", vem uma jam cheia de tons árabes intitulada "Leaping Beauties for Rudy / Marcus Junior", onde os saxofones duplos roubam e remodelam os holofotes à medida que continuam. Arbus, que fez seu violino brilhar na primeira faixa, agora afirma traços abundantes de sensação de Blues em seu sax tenor oposto às entregas mais exuberantes no sax soprano de Caines. Para o clímax de encerramento da jam, Arbus traz de volta seu violino, fornecendo uma requinte aprimorada à faixa. Muito do mesmo é meio que reiterado na peça seguinte, embora com uma complexidade mais deliberada. As coisas começam com uma paisagem sonora de "Xhorkom", seguida por uma seção do Oriente Médio em um andamento de 6/8 intitulada "Ramadhan", bastante etérea; finalmente, "In the Show for a Blow" explora um exercício de Jazz-Blues similar ao COLOSSEUM de 1968-69, especialmente em relação à vibração exultante. "Uno Transito Clapori" é outra criação da mesa do engenheiro, desta vez distorcendo linhas de violino e sax. A segunda metade do álbum começa com "Gum Arabic / Confucius", mais uma jam baseada em árabe com tons de Blues: alguns momentos de frenesi revelam passagens estrondosas na flauta e no sax, enquanto a estrutura elaborada pela bateria, guitarra e baixo mantém as coisas firmes na estrutura básica. "Nymphenberger" é outro destaque. Sua primeira parte tem um ponto de partida robusto, eventualmente reprisado para o clímax de encerramento; no meio, há uma parte cantada muito focada na vibração de Blues com a qual O EAST OF EDEN se sente muito confortável, e também contém um dos poucos solos de guitarra do álbum. "Habibi Baby / Boehm Constrictor / Beast of Sweden" começa com uma nova introdução de fita invertida, depois da qual uma melhoria de forma muito livre surge com doses pesadas de fogo e agressividade, focando finalmente em uma dinâmica de Rock explosiva. A última faixa é "Traditional", uma velha canção de massa - despojada para um esquema de piano-vocal, como uma balada de Jazz lenta cantada pelo último artista bêbado em uma boate antes da chegada do amanhecer.
 
A edição em CD traz uma série de faixas bônus, incluindo o single "Jig-a-Jig". EAST OF EDEN apresenta aqui um álbum de excelência, em que os três chefões estiveram juntos pela última vez, já que o próximo álbum ostenta uma formação completamente diferente, com exceção de Dave Arbus.

Faixas:
01. Have to Whack It Up (2:20)
02. Leaping Beauties for Rudy / Marcus Junior (7:02)
03. Xhorkham / Ramadhan / In the Snow for a Blow 
      (including Better Git It in Your Soul) (8:07)
04. Uno Transito Clapori (2:28)
05. Gum Arabic / Confucius (8:18)
06. Nymphenburger (6:15)
07. Habibi Baby / Boehm Constrictor / Beast of Sweden (6:22)
08. traditional - arranged by East Of Eden (1:36)

Músicos:
● Geoff Nicholson: guitarra, harmônica, piano, strings e vocais
● Dave Arbus: violino elétrico, flauta, bagpipes, saxofone tenor, trompete, bagpipes e sinos indianos
● Ron Caines:  piano, saxofones soprano e alto (acústicos e amplificados), órgão, stylophone e vocais
● Andy Sneddon: baixo
● Geoff Britton: bateria, percussão (claves, African hand drum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário