País: Reino Unido
Gêneros: Jazz Rock, Brass Rock, Proto Prog, Psychedelic Rock
Álbum: Affinity
Ano: 1970
Músicos:
• Lynton Naiff: Orgão, Piano, Harpsichord e vibrafone
• Grant Serpell: Bateria e percussão
• Mike Jopp: Guitarras
• Mo Foster: Baixo
• Linda Hoyle: Vocais
Como muitas bandas que trilharam o Jazz-Rock com influências psicodélicas e progressivas do início dos anos 70, a AFFINITY lançou esse único álbum e estava apenas se firmando no cenário musical quando encerrou as atividades, apesar do álbum ter sido bem recebido pela crítica.
A banda foi formada na Sussex University (costa sul da Inglaterra) por Grant Serpell e Lynton Naiff, com mais alguns colegas que tinham interesse por Jazz. Em seguida Serpell e Naiff, começaram as audições para adicionar os demais músicos, Os escolhidos foram, o guitarrista Mike Joop (substituto de Jeff Beck na banda THE TRIDENTS), Mo Foster (para o baixo) e a vocalista Linda Hoyle. A orientação musical da banda seria combinar a acessibilidade do Pop e do Rock com a liberdade de improvisação dada pelo Jazz, com pitadas de Psicodelismo. Assim, com a formação estabelecida a AFFINITY estreou no Ronnie Scott's Club, logo sendo contratada como banda da casa. O próprio Scott (dono do bar), tornou-se empresário da banda conseguindo a seguir um contrato com o selo Vertigo.
Lançado em 1970, o álbum autointitulado mostra um som muito variado, e como muitos solos. As influências de Jazz parecem vir do Soul e do Blues, tornando a música bastante acessível e fácil de ouvir. As orquestrações dominadas por metais acompanhadas pela instrumentação do início dos anos 70 criam uma textura sonora agradável. Outro ponto marcante é a bela voz de Linda Hoyle que compartilha o alcance vocal dos cantores de Hard-Rock masculinos dos anos 1970.
O álbum cobre muitos aspectos musicais, do Pop/Rock direto de "I Am And So Are You" e "I Wonder If I Care As Much"), ao groove underground de "Three Sisters", o Soft Rock de "Cocoanut Grove" e "Mr. Joy", até as mais tipicamente progressivas "Night Flight" e a versão de "All Along The Watchtower". A música é soberba, com muitos solos excelentes de órgão Hammond do tecladista Lynton Naiff, o baixo sólido de Mo Foster, a bateria competente de Grant Serpell e a voz sedutora de Lynda Hoyle, que pode ser tão suave e doce, ou ardente e agressiva. Até o guitarrista Mike Jupp tem a chance de brilhar.
Os destaques vão para a longa "Night Flight", uma peça precisamente composta, encerrada com versos suaves e melancólicos, com o solo de Hammond no meio soando muito como Vincent Crane do ATOMIC ROOSTER e os vocais cantados com perfeição por Lynda. "All Along The Watchtower", durante seu 11:36, apresenta exercícios estendidos de Hammond e um grandioso final. "Night Flight" apresenta um ritmo hipnótico e "Mr Joy", outra faixa excelente, mostrando a dinâmica da voz de Hoyle, apoiada por uma música bastante sombria.
A produção caprichada ficou port conta de John Anthony (QUEEN, ROXY MUSIC, VAN DER GRAAF GENERATOR), e o responsável pelos arranjos das faixas 1 e 2 é John Paul Jones, o lendário baixista do LED ZEPPELIN.
Em 1971, durante a turnê americana, o AFFINITY se separou. Serpell formou a banda Pop SAILOR; Foster foi para a NUCLEUS e Linda lançou um disco solo.
Faixas:
01. I Am And So Are You (3:41)
02. Night Flight (7:16)
03. I Wonder If I Care As Much (3:21)
04. Mr. Joy (5:02)
05. Three Sisters (4:58)
06. Cocoanut Grove (2:35)
07. All Along The Watchtower (11:40)
01. I Am And So Are You (3:41)
02. Night Flight (7:16)
03. I Wonder If I Care As Much (3:21)
04. Mr. Joy (5:02)
05. Three Sisters (4:58)
06. Cocoanut Grove (2:35)
07. All Along The Watchtower (11:40)
Bonus Tracks:
08. Eli's Coming (3:27)
09. United States Of Mind (2:45)
08. Eli's Coming (3:27)
09. United States Of Mind (2:45)
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário