domingo, 10 de agosto de 2025

ASGAERD ― In the Realm of Asgaerd [1972]

Artista: ASGAERD
País: Reino Unido
Gêneros: Hard Rock, Heavy Prog
Álbum: In the Realm of Asgaerd
Ano: 1972
Duração: 35:41

Músicos:
• Ted Bartlett: Vocais
• James Smith: Vocais
• Dave Cook: Baixo
• Rodney Harrison: Guitarras e vocais
• Peter Orgil: Violino
• Ian Snow: Bateria

ASGAERD foi uma banda britânica, formada em Plymouth no início dos anos 70, e "In the Realm of Asgaerd" é seu único trabalho que combina ótimos vocais, guitarras e violino, e está na lista dos vinis originais quase impossíveis de serem encontrados. 

Em geral. o álbum apresenta um Hard-Prog pesado fortemente guiado pela guitarra, e todas as faixas, exceto uma, são escritas pelo guitarrista Rodney Harrison. O estilo geral muitas vezes remete ao URIAH HEEP com o órgão de Hensley no lugar do violino de Peter Orgil. Aliás, a inserção de um violinista é um toque muito especial, em uma época em que esse instrumento já era bastante utilizado no cenário Progressivo. Uma particularidade interessante do ASGAERD é que a banda possuía dois vocalistas em tempo integral: James Smith e Ted Bartlett

Logo nos primeiros segundos da faixa-título de abertura, percebemos o som da banda voltado para um Heavy-Prog dramático e um tanto épico. Mas apesar de não contar com um gênio como Ken Hensley, isso não impede a banda de emular alguns dos melhores momentos do URIAH HEEP em "Salisbury" e/ou "Look at Yourself", talvez graças ao andamento médio, as linhas vocais duplas fortes e penetrantes e os bons segmentos orquestrais combinados com o puro poder das guitarras elétricas.

O selo Threshold não foi é única conexão do ASGAERD com o MOODY BLUES, pois sua música também continha fortes indícios do estilo dos veteranos do Art-Rock britânico, tendo influências psicodélicas evidentes e ultrapassadas, enquanto a presença de Orgil no violino se conecta com o lado orquestral de cordas e profundamente romântico do MOODY BLUES ou explode uma estranha combinação de influências Folk e clássicas.

Faixas:
01. In the Realm of Asgard (4:25)
02. Friends (4:39)
03. Town Crier (3:59)
04. Austin Osmanspare (4:15)
05. Children of a New Born Age (3:13)
06. Time (5:11)
07. Lorraine (4:45)
08. Starquest (5:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário