Artista: CZAR
País: Reino Unido
Gênero: Hard Rock, Heavy Prog
Álbum: Czar
Ano: 1970
Duração: 43:22
Músicos:
• Bob Hodges: Teclados e vocais
• Paul Kendrick: Baixo e vocais
• Mick Ware: Guitarra e vocais
• Del Gough: Bateria (faixas 1, 3-7)
• Alan From Hampstead: Bateria (faixas 2 e 8)
• Tony Mac: Bateria (faixas 9 e 10)
• Johnny Parker: Bateria (faixas 11-15)
Muitas bandas tiveram um momento de glória, um período, um álbum, uma música popular ou mesmo apenas algumas passagens notáveis para os fãs. Algumas dessas inovações podem até ter sido imitadas por outros músicos maiores em sua ascensão ao topo. Lisonjeiro, mas de pouco consolo para o grupo em dificuldades, ignorado pelas próprias pessoas encarregadas de promovê-los, uma banda destinada a ser esquecida até décadas depois, quando seu LP raro for considerado "colecionável". Tudo isso se aplica a CZAR, uma banda perfeitamente inocente e competente que lançou este único disco de sete faixas em 1970.
A história da CZAR começa em 1969, quando uma outra banda, a TUESDAY'S CHILDREN foi convidada a gravar um álbum pela Philips Records. A TUESDAY'S CHILDREN era formada por Mick Ware e Paul Kendrick nas guitarras, Bob Hodges no órgão Hammond e Derrick Gough na bateria. A banda já havia gravado um single para a Philips, lançado pela gravadora Mercury com a produção de Brian Shepherd.
A primeira sessão de gravação teve início em 17 de janeiro de 1969, e a sessão final em 27 de fevereiro de 1970. Todas as sessões ocorreram no estúdio da sede da Philips em Stanhope Place, perto de Marble Arch London. Embora Brian Shepherd tenha sido o produtor nominal do álbum, ele não participou de muitas das sessões e os dois engenheiros, Dave Voyde e Roger Wake, fizeram a produção em conjunto com a banda. Eles são creditados como Production Engineers na capa do LP.
As primeiras músicas gravadas foram alguns covers, incluindo uma versão longa de "8 Miles High" do BYRDS, que depois de alguns versos, entrava em uma longa seção de improvisação que incluía "Mars" da suíte "Planets", de Gustav Holst. Um destaque nos shows, embora nunca tenha sido terminada, esta versão não foi incluída no álbum, provavelmente porque Holst não deixaria ninguém lançar versões diferentes de sua música e, em segundo lugar, a Philips queria um álbum apenas com material original.
Certo dia, na primavera de 1969, os membros da TUESDAY'S CHILDREN estavam na casa dos pais de Paul Kendrick em Leyton quando Paul mencionou que ele havia escrito e gravado algumas músicas. Paul e Mick Ware compraram gravadores de bobinas estéreo nas quais era possível saltar faixas, o que significava a possibilidade de multitrack, embora houvesse uma perda significativa de qualidade se fosse feita mais de 4 ou 5 vezes. De qualquer forma, gostaram das músicas de Paul e decidiram ensaiar e gravar algumas delas. Armados com este material original, voltaram ao estúdio e continuaram a gravar.
Com o progresso de 1969, Paul escreveu mais músicas que gravaram, Mick Ware também estava ocupado e gravaram sua música "Today" no final do ano. A banda também estava se apresentando muito, ainda como TUESDAY'S CHILDREN, e embora algumas das sessões fossem de mixagem de 3 horas ou sessões vocais, algumas eram todas noturnas quando o estúdio não estava sendo usado por mais ninguém, o que os deu a liberdade de experimento e também para usar qualquer um dos instrumentos contratados que estavam no estúdio na época, ou seja. Mellotron, cravo e celesta.
Finalmente ao final de 1969, a maior parte do álbum foi completada, e surpreendentemente os membros da TUESDAY'S CHILDREN decidem alterar o nome da banda para CZAR. O primeiro show com o novo nome foi no Marquee Club de Londres, em Wardour Street, em 17 de janeiro de 1970. Embora ainda tivessem alguns shows reservados como TUESDAY'S CHILDREN, chegaram a tocar em vários clubes renomados da época na Inglaterra e dividir o palco com bandas como o MOODY BLUES, PINK FLOYD, KING CRIMSON, THE WHO, THE KINKS e várias outras.
Lançado em 1970, este único álbum do CZAR traz como característica marcante em sua sonoridade, o uso do mellotron, aliás, o CZAR foi uma das primeiras bandas à manter o foco nesse magnifico instrumento. O estilo musical apresenta alguns riffs de guitarra trilhando o Blues variando entre o Hard Rock e o Rock Progressivo, embora a gravadora os vendesse com uma banda Pop. Após o lançamento do álbum, a banda se desfez e caiu no esquecimento.
Em 2007, saiu uma ótima reedição em CD pela Sunbeam Records, recheada de bônus e com som excepcionalmente remasterizado. O luxuoso encarte traz a história da banda, notas impressionantes de ex-membros, fotos, além de informações importantes, como o lançamento do álbum que deveria acontecer pela Vertigo, mas por razões ainda não compreendidas, a Philips optou por sua marca Fontana.
Faixas:
01. Tread Softly on my Dreams (6:42)
02. Cecelia (8:18)
03. Follow Me (3:23)
04. Dawning of a New Day (6:12)
05. Beyond The Moon (3:47)
06. Today (8:01)
07. Day In September (7:39)
01. Tread Softly on my Dreams (6:42)
02. Cecelia (8:18)
03. Follow Me (3:23)
04. Dawning of a New Day (6:12)
05. Beyond The Moon (3:47)
06. Today (8:01)
07. Day In September (7:39)
Nenhum comentário:
Postar um comentário