domingo, 10 de agosto de 2025

WIND ― Seasons [1971]

Artista: WIND
País: Alemanha
Gêneros: Heavy Prog, Krautrock
Álbum: Seasons
Ano: 1971
Duração: 42:00

Musicos:
• Steve Leistner: Líder Vocal, Harmônica e Percussão
• Thomas Leidenberger:  Guitarras e Vocais
• Andreas Büeler:  Baixo, Vocais e Percussão
• Lucian Büeler:  Orgão, Piano, Vocais e Percussão
• Lucky Schmidt:Drums, Percussão, Vibrafone, Clavinete e Piano

WIND é um dos pioneiros da cena Heavy Prog alemã do início dos anos 70. A banda foi formada em meados da década de 60, na cidade de Erlangen (estado da Baviera), sob o nome BENTOX e trilhando um som Beat. Em 1969, o nome foi alterado para CHROMOSOM, e desta vez adicionando elementos do som da Costa Oeste norte-americana em seu estilo. Em 1970 Steve Leistner assume os vocais e nessa época ocorre uma mudança drástica na sonoridade da banda, agora sob o nome WIND.

Lançado em 1971 com baixo orçamento pelo rótulo obscuro +Plus+, que conseguiu realizar apenas três álbuns antes de fechar, esse debut homônimo apresenta uma orquestração muito orientada aos teclados, principalmente o órgão Hammond, comparando-se a bandas inglesas de Heavy Prog como URIAH HEEP, porém ainda por muitos conhecedores de música classificam-no no estilo Krautock.

Abrindo o álbum, "What Do We Do Now" apresenta um órgão marcante recheado de vibes. Uma calma surge com um som de flauta e em seguida os contrastes reaparecem até o final da faixa. O órgão é grandioso e seguido por um ótimo solo de guitarra.  "Now It's Over", traz um órgão flutuante junto à uma guitarra suave e com os vocais entrando num terreno tipicamente FLOYDiano. "Romance" é uma interessante peça curta de piano. "Springwind" traz o órgão e o piano como o vento soprando. Os vocais são bem singulares. A guitarra e órgão estram "rasgando" após a calmaria. "Dear Little Friend" é uma porrada Heavy Prog que mais uma vez apresenta um órgão poderoso. "Red Morningbird" - com quase 16 minutos - é uma peça experimental com sons de uma natureza primitiva. Iniciando com vocais, em seguida, a guitarra desempenha seu papel maravilhosamente, criando um clímax, em seguida a calma e tranquilidade retornam e permanecem até o final.

Colocado exatamente na linha que divide o som Hard Rock do início dos anos 70 e os primeiros movimentos do Rock Progressivo, "Seasons" é um álbum vigoroso de uma banda que merecia um reconhecimento mais amplo por seu som ousado e altos níveis de energia. 

Faixas:
01. What Do We Do Now (8:28)
02. Now It's Over (4:25)
03. Romance (1:35)
04. Springwind (7:10)
05. Dear Little Friend (4:17)
06. Red Morningbird (15:54)


Nenhum comentário:

Postar um comentário