quinta-feira, 11 de setembro de 2025

ATOMIC ROOSTER ― In Hearing of Atomic Rooster [1971]

Artista: ATOMIC ROOSTER
País: Reino Unido
Gêneros:  Heavy Prog, Hard Rock
Álbum: In Hearing of Atomic Rooster
Ano: 1971
Duração: 44:43

Músicos:
• Paul Hammond: Bateria (faixas A1-B4)
• John Cann: Guitarra (faixas: A1, A2, A4-B4)
• Vincent Crane: Órgão (faixas A1-B4)
• Vincent Crane: Piano (faixas A1, A3, A4, B4)
• Pete French: Vocais (faixas A1 to A3, B2, B4)
• Vincent Crane: Vocais (B1)

Vindo na esteira do maravilhoso, "Death Walks Behind You", lançado um anos antes, "In Hearing of Atomic Rooster" mostra uma nova direção, porém ainda mostra a banda com poder de fogo criando um álbum matador. "In Hearing.." não é tão sombrio e gótico como o seu anterior, algo evidente só de olhar para a arte da capa  (provavelmente uma das mais estranhas criações de Roger Dean), ele ainda mostra a banda como pioneira no gênero de Hard-Prog. Seus riffs pesados ​​e seções de piano misturados com vocais afiados (Peter French se junta a banda neste momento para assumir os vocais substituindo John Cann) para fazer uma equipe mais coesa e que provavelmente foram responsáveis pelo ponto alto de sua carreira.

Uma das maiores diferenças notáveis ​​aqui é a mudança de estilo. "Death Walks Behind You" foi bastante sombrio, com seções otimistas, este álbum é inteiramente otimista com talvez um momento sombrio. Influências de Funk aparecem não tanto quanto o álbum posterior "Made In England", com um instrumental como "The Rock" utilizando uma mistura muito original de Funk, Rock e Rock Progressivo. A última faixa "The Price" também se enquadra nessa categoria, com o seu trabalho de órgão e percussão rápido. Neste álbum, as músicas são muito mais curtas, mais condensadas. Não há nada se comparando a um instrumental de 8 minutos, na verdade a música mais longa do álbum só se alonga mais de 6 minutos.

O álbum começa com um riff pesado "Breakthrough", um dos destaques do álbum. "Break the Ice" é também um grande Rock e apresenta riffs pesados ​​de guitarra bem executados. Uma das melhores instrumentais é destaque na forma de "A Spoonfull Of Bromide Helps The Pulse Rate Go Down" e apresenta um cintilante Hammond que "apunhala" juntamente e é complementado por um riff de guitarra matador. "Black Snake" é ATOMIC ROOSTER por excelência, um clássico ao vivo para a banda e um dos seus mais conhecidos. Os vocais ameaçadores construíram são de certa forma obscuros. "Head in the Sky" é definitivamente digno de menção também com um riff memorável e letra destruidora. As faixas bônus são excelentes também com a versão de 'Devil's Answer" sempre uma favorita dos fãs, e algumas versões de concertos para a BBC como "Breakthrough" e "A Spoonfull of Bromide Helps The Pulse Rate Go Down". No geral, este álbum é um dos melhores da ATOMIC ROOSTER e de fato um grande exemplo no início Prog setentista.

Faixas:
01. Breakthrough (06:18)
02. Break The Ice (04:59)
03. Decision / Indecision (03:50)
04. A Spoonful Of Bromide (04:38)
05. Black Snake (05:59)
06. Head In The Sky (05:38)
07. The Rock (04:31)
08. The Price (05:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário