terça-feira, 16 de setembro de 2025

RAW MATERIAL ― Raw Material [1970]

Artista: RAW MATERIAL
País: Reino Unido
Gênero: Proto Prog, Jazz-Rock
Álbum: Raw Material
Ano: 1970
Duração: 31:51

Músicos:
• Dave Green: Guitarras
• Colin Catt: Teclados e vocais
• Michael Fletcher : Saxofone, harmônica, flauta e vocais
• Phil Gunn: Baixo
• Paul Young: Percussão

Formada em 1969, a RAW MATERIAL foi uma banda britânica, que lançou dois bons álbuns no início dos anos 70. Pouco mencionada nos círculos Progressivos, a RAW MATERIAL, foi uma das primeiras bandas britânicas que, juntamente com grupos similares como CRESSIDA e SPRING, ajudou a moldar o som das lendas que viriam em breve. Com alguma inspiração nos estilos criados pelo THE DOORS ou CRAZY WORLD OF ARTHUR BROWN, as músicas da RAW MATERIAL tem raízes no Jazz, no Folk e no Blues, com longas passagens instrumentais de jam em torno de melodias fortes.

Esse álbum de estréia homônimo tem alguns ótimos momentos (principalmente, as faixas mais longas). A faixa de abertura, "Time and Illusion", é a mais longa e ambiciosa do álbum, com mais de sete minutos. Após uma breve introdução vocal e um suposto refrão, a banda se lança em uma longa e vibrante sequência instrumental, com bateria potente, órgão Hammond penetrante e piano brilhante com baixo turvo, e a maneira como a peça astutamente acelera o ritmo com um breve toque de saxofone no minuto final é realmente deliciosa. Há uma arrogância nos vocais principais rosnados de Colin Catt em "I'd Be Delighted". Uma postura robusta acompanhada por um baixo bombástico e furtivo e trinados de flauta e explosões de saxofone. "Fighting Cock" começa como um lamento melancólico inicial antes de irromper em uma explosão de piano/sax, barulhenta e frenética. "Pear on an Apple Tree" abre o segundo lado do vinil com um Rock n' Roll acelerado, com toques energéticos de guitarra e piano. "Traveller Man" é um Rock implacável, movido por um zumbido selvagem de guitarra ácida. O álbum finaliza com "Destruction of America", básicamente uma passagem falada com paisagens de Mellotron ao redor.

Com faixas muito diferentes umas das outras, e embora não possa ser considerado essencial, esse álbum de estréia do RAW MATERIAL apresenta um Rock descomplicado que rapidamente revela habilidades instrumentais e composicionais consistentemente fortes em reproduções repetidas.

Faixas:
01. Time and Illusion (7:30)
02. I'd Be Delighted (5:06)
03. Fighting Cock (3:48)
04. Pear on an Apple Tree (2:58)
05. Future Recollections (3:54)
06. Traveller Man (6:13)
07. Destruction of America (2:20)
Bonus tracks:
08. Time and Illusion (versão alternativa) (3:10)
09. Hi There Halleluja (2:45)
10. Bobo's Party (3:12)
11. Days of Fighting Cock (3:07)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário