terça-feira, 29 de julho de 2025

ART ― Supernatural Fairy Tales [1967]

Artista: ART
Gênero: Psychedelic Rock
País: Reino Unido
Álbum: Supernatural Fairy Tales
Ano: 1967
Duração: 36:40

Lançado em 1967, ano da psicodelia, e um dos mais importantes da história da música Pop/Rock, "Supernatural Fairy Tales" é o único disco do grupo inglês ART.

O ART foi formado em abril de 1967 e durou apenas seis meses, encerrando suas atividades em outubro daquele mesmo ano. Porém essa curta existência não passou despercebida, pois o único disco da banda é considerado até hoje uma das grandes obras do Rock psicodélico da segunda metade dos anos 1960.

Na verdade, alguns consideram "Supernatural Fairy Tales" como o primeiro álbum do SPOOKY TOOTH, tradicionalíssima banda de Rock britânica que se destacou por executar uma original fusão entre o Hard Rock e o Progressivo, principalmente pela interessante utilização de piano e órgão de forma simultânea, construindo uma sonoridade única. Isso ocorre porque Mike Harrison, Luther Grosvenor, Greg Ridley e Mike Kellie, após a adição do tecladista Gary Wright, alteraram o nome do grupo de ART para SPOOKY TOOTH, mudando também o direcionamento musical da banda.

Enquanto o ART viajava pelos mares do Rock psicodélico, o SPOOKY TOOTH navegava pelo Hard Rock com algumas pitadas de Blues e uma grande dose de Rock Progressivo. Portanto, o mais correto é, apesar de contar praticamente com os mesmos músicos, classificar o ART e o SPOOKY TOOTH como duas bandas totalmente diferentes.

As doze faixas de "Supernatural Fairy Tales" apresentam um Rock carregado de psicodelismo e uma bem-vinda dose de peso, aproximando-o do chamado Heavy Psych. Guitarras agressivas e vocais ásperos e repletos de energia marcam as canções, que trazem consigo uma generosa dose de melodia, facilitando a digestão por parte do ouvinte. Assim, músicas como "I Think I´m Going Weird", "What´s That Sound (For What It´s Worth)", "Room With A View", "Supernatural Fairy Tales", "Love is Real", "Brothers, Dads and Mothers" e "Rome Take Away Three" descem redondo até mesmo para o ouvinte não acostumado com a psicodelia, fato raro e surpreendente, uma vez que as experimentações sonoras do estilo costumam assustar ouvintes neófitos.

A raríssima edição original do álbum é item de destaque em acervos de colecionadores que conseguiram adquiri-la. O álbum ganhou uma versão em CD em 1994 pela gravadora inglesa Drop Out (Cat# DOCD 1987) e, mais tarde, reeditado pela Tapestry em vinil de 180 gramas.

Resenha original aqui

Faixas:
01. I Think I'm Going Weird - 3:18
02. What's That Sound (For What It's Worth) (Stephen Stills) - 2:46
03. African Thing - 4:03
04. Room With A View - 3:37
05. Flying Anchors - 2:39
06. Supernatural Fairy Tale - 3:33
07. Love Is Real - 3:17
08. Come On Up (Felix Cavaliere) - 3:00
09. Brothers, Dads And Mothers - 3:26
10. Talkin' To Myself - 1:38
11. Alive Not Dead - 2:11
12. Rome Take Away Three - 2:58

Músicos:
• Luther Grosvenor:  Guitarras
• Mike Harrison: Vocais e Teclados
• Mike Kellie: Bateria e Percussão
• Greg Ridley: Baixo e Guitarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário